Brasao Duarte
Duarte

Significado: Sobrenome português, classificado como sendo um patronímico, pois deriva do nome próprio do fundador deste tronco familiar, Duarte é uma modificação da forma antiga Eduarte, a qual vem do francês Edouart, como nome próprio é considerado uma variação de Eduardo. Assim "Fulano filho do Sr. Duarte" passou a ser conhecido apenas como "Fulano Duarte".

Pedro Duarte escreveu:

"Existem varias teorias sobre a origem do sobrenome:
Uns acreditam que o sobrenome Duarte evoluiu do sobrenome Irlandês Dougherty. Outros dizem que é ligado ao Rei de Portugal Don Duarte.
Outros que é uma corruptela do sobrenome basco Uart.
A maioria concorda que da Espanha passou a Portugal através da Galicia.
Registros do Século XVI traçam o sobrenome as regiões de Aragón e Zaragoza no Nordeste da Espanha. Eles revelam que em 1509 um homem chamado Pedro Duarte estabeleceu-se em Aragón e que, um ano mais tarde, um nobre chamado Gil Duarte tornou-se membro das cortes de Zaragoza.
Talvez o mais proeminente Duarte na Espanha foi Gonzalo Duarte de Meneses, um explorador nascido em 1548 que se tornou famoso durante a conquista do Chile.
Em 1639, Sebastián Duarte apareceu nos livros de registro da Inquisição Espanhola em Lima, no Peru. De ascendência Judaica ele foi queimado na fogueira durante as eliminações religiosas do período.
Em 1663, uma linhagem dos Duarte estabeleceu-se em Sevilha, no sul da Espanha. Em 1760, Manuel Duarte nascido em Cadiz ajudou a estabelecer uma extensa linha de descendentes da família na Republica Dominicana.
Apesar de nenhum dos seu parentes levar o sobrenome de Duarte, um Andaluz que chamava a si próprio de Manuel Duarte estabeleceu-se em Cuba em 1608 e deixou uma grande família que pode ser traçada até a década de 1880. De Cuba, o sobrenome espalhou-se através do Caribe, México e USA."

( Fonte: Instituto Genealógico e Histórico Latino Americano ).

voltar